São Paulo - SP
Histórico
Em fins de 1940, o fundador do povoado, Antônio Francisco dos Santos júnior, adquiriu 2600 alqueires de terras, junto ao Rio Aguapeí, próximo à foz do Ribeirão Lontra. Nessa região encontravam-se estabelecidas algumas famílias de descendência Japonesa, que cultivavam pequenas áreas.
A montagem de uma serraria para explorar as madeiras possibilitou a construção das primeiras casas. Outras famílias aí se estabeleceram formando um pequeno povoado, onde instalaram um armazém.
A vila ficou conhecida nessa época, por ?Mil Alqueires? cujo nome foi alterado para Santópolis do Aguapeí, em homenagem ao seu fundador ? polis?= cidade, daí, ?cidade de Santos?, acrescido de Aguapeí pela localização às margens deste Rio.
Formação Administrativa
Distrito criado com denominação de Santópolis do Aguapeí, pela lei estadual n.º 2456, de 30-12-1953, subordinado ao município de Clementina.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Santópolis do Aguapeí figura no município Clementina.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santópolis do Aguapeí, pela lei estadual nº 5285, de 18-2-1959, desmembrado do município de Clementina. Sede no atual distrito de Santópolis do Aguapeí (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte:
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso