A história de Sud Mennucci começa por Bandeirantes D'Oeste(atualmente Distrito de Sud Mennucci) Foi naquele território que por volta de 1942, surgiram as duas primeiras casas a margem da Estrada que ligavam Auriflama a Pereira Barreto. Os primeiros habitantes de Sud Mennucci chegaram a cidade no ano de 1943 na Fazenda Bacuri, que na época pertencia ao Município de Pereira Barreto. A caravana era formada por 10 pessoas, entre elas Cícero Castilho Cunha. Eles construíram as primeiras casas na citada Fazenda e outras famílias da região foram chegando para morar e trabalhar nas terras. As primeiras famílias que chegaram a região transformaram terra bruta em plantações de café, algodão, arroz, milho e feijão. Aos poucos essas culturas foram cedendo espaço para formação de pastagem e criação de gado de corte e leite com a implantação do Laticínio Lalys. Em 1980, com a construção de uma Destilaria no município, parte da terra passou a ser usada para produção de álcool e depois açúcar, hoje também energia. Hoje a cana dividi espaço com a agricultura e com a agropecuária.
O nome de Sud Mennucci foi uma homenagem política ao Governo do Estado, ao homem que foi o defensor ferrenho dos direitos dos Professores paulistas e da melhoria da qualidade de ensino do país. O nome ?Pioneiros? não poderia mais ser usado, pois a cidade de Guará no interior de São Paulo tinha um distrito com o mesmo nome Pioneiros antes de Sud Mennucci.
Formação Administrativa:
Através da Lei Estadual nº 233, de 24/12/1948 e 2456, de 30/11/1953, para vigorar respectivamente, em 1949-1953 e 1954-1958, o povoado de Bacuri virou distrito da Comarca de Pereira Barreto, passando a ser chamado Pioneiros. Em 18 fevereiro de 1959 através da Lei Estadual nº 5285 o distrito foi desmembrado do Município de Pereira Barreto vindo a se tornar Município em 10/12/1959.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sud Mennucci e IBGE
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso