Os primitivos habitantes de Itaporã do Tocantins, instalaram-se na região, na década de 1940 a 1950, existia uma pequena povoação, cujos moradores dedicavam-se, principalmente, à extração de cristal de rocha, abundante no local. As Pessoas conhecidas como fundadores do povoado são os senhores Isidoro Teixeira e Domingos Batista Oliveira que transformaram o aglomerado de casebre de garimpeiros em Povoado.
Segundo consta, até 1948, algumas pessoas possuidoras de pequenas glebas, ocupava as circunvizinhanças, cultivando pequenas áreas. As terras da localidade denominavam-se então Ponta da Serra. Nos meados de 1947, um caçador, cujo nome é desconhecido, encontrou dentro de um buraco de tatu, uma grande pedra de cristal de rocha. A notícia espalhou-se rapidamente e já nos primeiros meses do ano seguinte, o povoado crescia celeremente. Sabe-se que os primeiros moradores de Ponta da Serra, foram os familiares do senhor Isidório Teixeira, entre os quais se ressalta o seu sogro. Moravam todos em casas cobertas de folha de babaçu de paredes de taipa e piso de serra socada. Em 1956, pela Lei nº 58, de 10 de abril, o povoado de Pedra da Serra foi elevado à categoria de distrito com o nome de Itaporã.
Foi elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 4.652, de 8 de outubro de 1963, com o topônimo de Itaporã de Goiás, e sua instalação ocorreu no dia 17/03/1964. Com a criação e instalação do Estado do Tocantins, o Decreto Legislativo nº 01/89, de 1º de janeiro de 1989, no Art. 4º, alterou o nome de Itaporã de Goiás para Itaporã do Tocantins. A origem do nome vem do Tupi-guarani (prefixo) ITA=pedra + (sufixo) PORÃ=bonita, daí Itaporã = Pedra Bonita. Realmente, Itaporã surgiu de um garimpo de cristal, que é uma pedra bonita. Está localizado a 270 km de Palmas e a 1.191Km de Brasília.
Fonte: Prefeitura Municipal
Política de Cookies | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados | Termos e Condições de Uso